domingo, 8 de março de 2009



Dia Internacional da Mulher

PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO



Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa Conferência Internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.
Com este trabalho pretende-se analisar quais as diferenças e a evolução na emancipação das mulheres até aos dias de hoje, para além de tudo aquilo que já foi feito e pelo muito que há por fazer, por exemplo a questão das desigualdades salariais, estando o Dia Internacional da Mulher já tão próximo, faz todo o sentido fazermos uma reflexão e analisarmos qual tem sido o papel da mulher na sociedade moderna.

Reflexão


A mulher tem hoje um papel importantíssimo na nossa sociedade, seja em casa, seja no seu no seu local de trabalho, na política, ou como progenitora, a mulher está sempre presente e disposta a lutar pela igualdade de direitos e por se afirmar. Somos mães, somos profissionais, mas somos primeiro que tudo mulheres e como mulheres temos o dever e a obrigação de nunca desistir de atingir o próximo patamar na luta por melhores condições de trabalho, por salários iguais aos homens e ainda por melhores condições sociais no que respeita à maternidade.

QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA



Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher, e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

TRABALHO ELABORADO POR FATIMA FREITAS NO MÓDULO DE CP1 Formadora Carla A. Faria

Sem comentários:

Enviar um comentário